Antes de comprar um veículo usado, é importante certificar-se de que o carro está em bom estado. Para isso, uma avaliação visual e um test-drive são fundamentais. Veja quais pontos merecem sua atenção, lembrando que as sugestões apresentadas aqui são ideais para realizar uma pré-avaliação e descartar negócios que não têm futuro. Na hora de realizar a compra, entretanto, o ideal é consultar um mecânico de confiança, que poderá fazer uma inspeção mais detalhada e profissional.
1. O que devo verificar na parte externa do veículo?
- Examine o carro preferencialmente à luz do dia. Em locais fechados ou escuros, você pode ter dificuldade para observar detalhes importantes
- Desconfie de ondulações e pequenos amassados na lataria. Caso existam diferenças nas quinas do capô, é bastante provável que o carro tenha sido batido
- Bolhas na pintura indicam ferrugem
- Verifique se o veículo foi pintado recentemente. Respingos de tinta ou diferenças de cor na lataria podem camuflar uma eventual batida
- Cheque com atenção os vãos, folgas e encaixes de capô, portas e porta-malas. Desalinhamentos podem denunciar reparo recente ou uma eventual colisão
- Confira se as portas e o capô, ao serem fechados, encaixam-se perfeitamente. O desnível pode indicar que o carro foi batido
- Para testar o amortecedor, chacoalhe o carro. Caso o veículo balance diversas vezes, o amortecedor pode estar em más condições
- Desgastes irregulares nos pneus podem indicar problemas com a suspensão, alinhamento ou balanceamento das rodas
- Confira a distância das rodas em relação às abas dos pára-lamas. Veja se os eixos (dianteiro e traseiro) estão perfeitamente alinhados em relação à carroceria
- Para identificar possíveis furos que tenham sido recobertos por massa plástica, embrulhe um ímã em uma flanela, fixe-o na lataria e movimente-o. Caso ele se desprenda em algum ponto, pode significar que o local foi recoberto
2. O que devo verificar ao abrir o capô do carro?
- O som do motor é um importante indicativo de seu desgaste ou bom funcionamento. Peça ajuda a um mecânico de sua confiança para avaliar se o veículo necessita de uma retífica
- Verifique o óleo, retirando a vareta de seu compartimento e avaliando seu aspecto, nível e viscosidade
- Confira o sistema de refrigeração do motor. O líquido visível no depósito de água não deve apresentar sinais de ferrugem ou aspecto oleoso. Os tubos de borracha não podem estar rachados, quebrados ou ressecados;
- Veja se o filtro de ar está limpo
- Os cabos da ignição não devem apresentar fendas ou rasgões
- A ventoinha deve girar de maneira uniforme, sem grandes vibrações. A correia não pode apresentar rachaduras ou deformações
3. O que devo verificar ao entrar no carro?
- Ao se sentar, observe se os bancos não estão afundados, soltos ou tortos. Verifique também se não estão rasgados, sujos ou quebrados
- Examine todos os comandos: faróis, limpadores de pára-brisas, desembaçador, indicadores de direção (pisca-pisca), luzes de freio, velocímetro, sinalização de emergência (pisca-alerta), buzina, indicador de temperatura etc
- Confira o estado dos espelhos retrovisores, pára-choques, lanternas, freio de mão e pé
- Pontos de ferrugem, água ou umidade embaixo dos tapetes indicam problemas na vedação ou furos no assoalho
- Com o carro parado e o motor ligado, acione o freio, mantendo o pé no pedal por algum tempo. Se ele abaixar aos poucos, significa que há vazamento de fluído de freio
- Acelere o carro e observe o escapamento. Fumaça em excesso ou cano de escapamento sujo de óleo indicam má vedação dos anéis ou motor com vida útil muito curta
4. O que devo verificar com o veículo em movimento?
- Cheque a compressão do motor, reduzindo a velocidade bruscamente ou descendo uma ladeira em segunda marcha
- Freie normalmente o carro. Se houver ruído metálico, as pastilhas estão gastas
- Em um local plano, e sem fluxo de carros, freie o veículo soltando as mãos da direção. Se o carro pender para um dos lados, há problemas no freio, suspensão ou os pneus não estão corretamente calibrados
- Ao engatar todas as marchas, fique alerta a ruídos
- Verifique se as rodas estão balanceadas e alinhadas. Caso não estejam, haverá trepidação na direção ou o carro penderá para um dos lados
5. Como descubro se o chassi não foi adulterado?
- Verifique se o número do chassi — gravado perto do motor, nos vidros e na carroceria — bate com o do certificado do veículo. Para constatar possíveis adulterações, observe os números e as letras da gravação na chapa: eles devem estar alinhados, com espaços regulares e contornos uniformes
6. Quais são os equipamentos de segurança obrigatórios?
Os equipamentos obrigatórios de segurança, exigidos pelo Código de Trânsito, são os seguintes:
- Extintor de incêndio
- Macaco
- Triângulo de sinalização
- Chave de roda
- Cintos de segurança
- Estepe mecânicos
7. Além de seguir todas estas recomendações, devo ter algum tipo de cuidado adicional?
- Antes de comprar um veículo, certifique-se de que ele está em situação legal. Procure um despachante ou o próprio Detran para descobrir o histórico do carro. Leve anotados o nome do proprietário, o número do Renavam, a placa, o ano-modelo e a cor do veículo. Assim será possível verificar se a placa confere com os números de Renavam e chassi, se há restrições administrativas em relação ao veículo e se há multas pendentes. Peça sempre o original dos documentos. Não aceite cópias, mesmo que autenticadas
- Na documentação do veículo, confira a existência de expressões como “Alienação Fiduciária” ou “Reserva de Domínio”, que indicam impedimentos à venda. Carros financiados pertencem à financeira e só são transferidos para o nome do comprador após a quitação de todas as prestações. A expressão “Sem Reserva” indica que não há restrições à transferência da propriedade do veículo
- Alguns estabelecimentos que comercializam veículos usados emitem uma nota fiscal ou recibo contendo a expressão “Venda no Estado”. Isto significa que o veículo não se encontra em perfeitas condições. Se houver interesse por este tipo de aquisição, solicite ao fornecedor que especifique na nota fiscal ou recibo todos os problemas apresentados
- Modificações no motor, lataria ou equipamentos do carro precisam ser homologadas pelo Detran e devem constar no documento do veículo.
fonte: http://carros.uol.com.br/noticias/2010/08/09/compra-de-usados-saiba-quais-itens-avaliar-em-um-test-drive.htm