Manter os pneus do nosso carro em boas condições é um fator fundamental quando falamos de segurança em ruas e estradas, sobretudo quando consideramos que o pneu é o único contato do carro com a estrada. Um pneu com a pressão inadequada, com um diferente nível de desgaste, careca, com bolhas ou que tem à mostra a malha de aço que se encontra em seu interior, pode causar um acidente.
Os pneus cumprem mais funções do que imaginamos no mecanismo sincronizado do nosso carro. Quando usamos os freios, os pneus colaboram para parar ou diminuir a velocidade do veículo. Também atuam para virar ou mudar de direção e inclusive suportam o peso do veículo. Além disso, absorvem moderadamente as imperfeições do solo por onde transitam, como buracos, pedras, desníveis, etc.
A vida útil dos pneus depende em parte da forma de dirigir. A primeira forma de cuidar dos nossos pneus é circular na velocidade regulamentar evitando travagens fortes e reduzindo a marcha antes de entrar em curvas. A pressão também deverá ser a indicada no manual de manutenção de cada veículo ou a indicada pelos fabricantes do pneu. Tão prejudicial é encher demais os pneus quanto encher de menos. Portanto, verifique periodicamente a pressão, mas sempre com eles frios.
Também é necessário verificar seu envelhecimento ou deterioração a partir de possíveis rachaduras dos flancos. A borracha endurece com o passar do tempo e suas propriedades originais, como a elasticidade e a aderência, deterioram-se. Outra recomendação que ajuda a conservar os pneus é manter o veículo bem alinhado. Um alinhamento ruim diminui o rendimento e provoca um desgaste irregular nos mesmos.
Lembre-se sempre de fazer uma manutenção constante e diária dos pneus, garantindo assim que estejam em perfeito estado e dê total segurança.